Mosaico como Ferramenta Terapêutica

A arte não é somente um veículo de expressão da complexidade humana, mas a possibilidade de focar em nosso mundo interno onde nos surpreendemos com nossas próprias imagens e com os significados que nelas encontramos.

Na atividade artística a mobilização de energia e emoção que repercute em uma ação mobilizando assim áreas diversas do funcionamento humano, (sensório motor, perceptual, emocional, cognitiva intuitiva e até espiritual)como uma pedra que jogada na água, provoca uma sequência de pequenas ondas .

Através da criatividade, de experiênciar o novo, é possível para o indivíduo rever construtos pessoais internalizados , estimulando uma nova construção,  através de novas escolhas , caminhos. Analogamente é isso que ocorre com a construção de mosaicos , a ruptura de algo que existe  para que  com pequenas tesselas seja criada uma nova peça . O momento da colagem e do rejunte ocorre a afirmação, onde o indivíduo define que aquele é o rumo a ser tomado. No final do trabalho normalmente um sentimento de  prazer ,  crescimento , abertura para novos processos , elevação da auto-estima e aprimoramento . Na linguagem organizacional,  abertura para um novo PDCA.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Sol Mosaicos © 2011 | Personalizado por Cantinho do Blog,Layouts e TemplatesPersonalizado aqui