Mosaico Arte e Terapia

Gosto de me referir ao mosaico como Arte e Terapia pois para mim é muito claro o quanto podemos nos beneficiar deste momento mágico que é a construção criativa com as pedras. Neste processo é possível contatar  tanto com aspectos lúdicos, o prazer, o brincar, como também com possiveis dificuldades emocionais advindas de um processo de adoecimento..
 Muitas vezes angústias  , ansiedade e depressão  que acompanham algumas doenças deixam de ser reconhecidas pois são vistas como aspectos normais do adoecimento. Levar em conta estas emoções é importantíssimo, seja   porque sabemos que estão diretamente relacionadas a uma melhora no estado físico ou simplesmente por uma maior qualidade de vida.
Indivíduos capazes de entrar em contato e conversar a respeito de  suas emoções possuem um maior controle sobre sua dor,  o resgate de sua auto imagem e  mudanças no seu papel se isso for necessário.
Em minha experiência com o mosaico, o trabalho artístico favorece o contato com os aspectos mais positivos de cada um  e por meio deles , entrar em contato com sua própria beleza, força e sensibilidade. As pessoas ficam não orgulhosas do que fizeram  mas passam de uma atitude de autocrítica a uma atitude bem mais positiva e de curiosidade sobre si mesma.
O Mosaico tem o dom de despertar a  criança interna  deixando  outros personagens mais aguerridos descansarem, o ritmo interno entra então em outra sintonia, o indivíduo vai se acalmando, a  criança se fascina e assim, o tempo para o mosaico parece sempre pequeno.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Sol Mosaicos © 2011 | Personalizado por Cantinho do Blog,Layouts e TemplatesPersonalizado aqui