A surdez a que nos impomos


Minha reflexão com o mosaico hoje diz respeito a surdez temporárias que nos submetemos em vários momentos.

Ficamos surdos quando perguntamos sem querer ouvir a resposta, ou sem conseguir ouvi-la.  Estamos direcionados em outra resposta e nossos paradigmas funcionam como muros  altos que nos impedem de ouvir.  Em outros momentos quem responde, assume um papel tão importante no diálogo, que impede de escutar todos os demais, deixando ecoar uma simples opinião como sendo uma verdade definitiva.

Ficamos surdos por medo, por birra, por falsa emoção, por defensividade, porque nos convém, para não nos envolver, por dor ( na alma) ou porque não estamos prontos para enxergar a verdade.  

Nossa! acho que eu nunca havia pensado o quanto podemos ser surdos.

E no silêncio do meu mosaico, onde o único barulho vem da quebra da pedra com o torques, vou me dando conta do quanto é preciso fazer contato consigo mesma  para dar atenção ao que quer passar quase desapercebido na rotina diária, investindo um pouco mais naquela voz que quer sair lá de dentro e ainda não encontrou forma.

 " Quando faço mosaico, me levo a um estado de integração comigo mesma, me sinto mais inteira" disse uma vez minha aluna Lilian. Pura verdade! 

Hoje lembro das suas palavras penso que além de toda alegria que me dá "mosaicar", este pode ser um bom caminho, uma boa oportunidade para  nos tornarmos menos surdos. 

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Solange, muito apropriada esta sua reflexão.

Postar um comentário

 
Sol Mosaicos © 2011 | Personalizado por Cantinho do Blog,Layouts e TemplatesPersonalizado aqui