Empreendendo a Própria Vida!


Sempre tive vontade de fazer o Empretec, um curso administrado há 19 anos  pelo Sebrae com uma metodologia desenvolvida pela ONU  para empresários e  profissionais liberais interessados em desenvolver comportamento empreendedor.
Sabia que seria um curso desafiador e na semana passada fiquei seis dias imersa nesta metodologia.
O curso é bárbaro. Impossível sair dele sem muitas reflexões e mudanças claras de comportamento, afinal, não é a toa que é a
metodologia que, comprovadamente, mais traz  resultados diretos ao empreendedor.

As características desenvolvidas no curso valem para  empreender em todos os papéis que desempenhamos, assumindo assim responsabilidade sobre nossa própria vida.

Quantas vêzes a vida acena com oportunidades e deixamos passá-las, por falta de confiança, falta de independência ou simplesmente porque não queremos correr riscos? Basta não buscar as informações, não ter um planejamento, não definir metas...  e acabamos esmagados pela correria do dia a dia que nos leva a uma imensa inquietude e nem sempre aos resultados tangíveis.
Há ainda os que fazem grandes esforços, acreditam serem persistentes, porém persistentes em um caminho equivocado.
Compartilho agora as competência empreendedoras, no desejo que cada um ao ler o blog, possa renovar suas atitudes em comportamentos mais assertivos, aprimorando assim sua qualidade de vida. Elas  são 10.

1) Busca de oportunidade e iniciativa;
2) Persistência;
3) Correr riscos calculados;
4) Exigência de qualidade e eficiência;
5) Comprometimento;
6) Busca de informações;
7) Estabelecimento de metas;
8) Planejamento e monitoramento sistemáticos;
9) Persuasão e rede de contatos;
10) Independência e autoconfiança.
Então, agora que você já conhece, é só desenvolver seu plano de ação e metas e ampliar o seu mosaico. Ele pode ser um espelho refletindo o empreendedor que você ainda desconhece



O que é mesmo que você diz querer para sua vida?

Parabéns Frederico Peixoto, Mauro Abreu de Camargo e Renato Morais pela amizade e profissionalismo na condução  de todo e evento e que, merecidamente receberam a reverência dos 30 colegas Empretecos que fizeram parte do grupo.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Sol Mosaicos © 2011 | Personalizado por Cantinho do Blog,Layouts e TemplatesPersonalizado aqui