CODEPENDÊNCIA

Hoje enquanto fazia mosaicos pensava a respeito do tema CODEPENDÊNCIA, um transtorno emocional com origem na infância, onde o indivíduo incapaz de expressar suas necessidades, de afeto, autoestima, descobre que não pode ser amado, mas pode ser útil, desenvolvendo uma tendência obsessivo compulsiva de dar amor para receber e merecer amor, evitando assim seus sentimentos de menos valia.
A criança cresce sente-se mais a vontade perto de pessoas as quais pode ajudar que necessitam dela, esquecendo-se de viver sua própria vida e quando adulto, assume todas as responsabilidades, nutrindo-se da dependência dos demais para sentir-se valorizada.
Um exemplo claro de codependência são familiares com problemas de alcoolismo ou drogadição onde há um espaço claro para o cuidar, onde a necessidade de ajudar o outro vai além do limite, vivendo o problema do outro como se fosse seu e se preocupando mais em ajudar o outro do que a ajudar a si mesma. 
O que chama a atenção é que na prática clínica percebemos um script passado de geração para geração, através das injunções: -Não sejas, - Não te expresses... Rótulos impostos sobre as mulheres em sociedades machistas, caracterizando um problema de saúde pública frequente na nossa sociedade. Viver a vida do outro, assumindo o papel de Salvador, pode assim, muitas vezes ser considerado “natural”, quando não é.
Assim, algumas mulheres podem ser independentes financeiramente mas dependentes emocionalmente.
A forma de tratamento da Codependência é promover ao indivíduo o resgate de sua autoestima, adotando um padrão de relacionamento e comportamento saudável, estimulando efetivamente sua autonomia. É indicado psicoterapia individual e também a possibilidade de trabalhar em grupos como o CoDA (Codependentes Anônimos) onde o lema deste grupo é “só por hoje serei a pessoa mais importante da minha vida”.
Em muitos casos o Codependente apresenta transtornos de depressão e/ou ansiedade, nesses casos é indicado uma consulta psiquiátrica avaliando a necessidade de uso de medicação antidepressiva e/ou ansiolítica ao tratamento.
Se você tiver interesse em saber mais sobre o tema seguem duas dicas de livros:
Mulheres que amam demais – Robin Norwood
Codependência nunca mais - Melody Beattie

 

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Sol Mosaicos © 2011 | Personalizado por Cantinho do Blog,Layouts e TemplatesPersonalizado aqui