O Processo Artístico na Adolescência


Sabe-se que a Adolescência é uma etapa onde o indivíduo vive seu mundo interior em busca da consciência e maior conhecimento de si. Em alguns momentos compara-se com os demais, em outros se diferencia e assim vai buscando estabelecer sua própria personalidade.
Neste momento há uma preocupação muito grande com sua independência e com a liberdade que dela pode advir.
O Mosaico pode ser uma atividade bastante rica neste momento de vida.
Através do fazer artístico existe a possibilidade de se criar um ambiente construtivo, com um grupo de iguais, estimulando aspectos como escolhas, planejamento, organização e consciência,características importantíssimas para qualquer atividade que o indivíduo queira desenvolver em seus projetos futuros.
Como o mosaico é uma atividade detalhista, que leva tempo para ser construída, desenvolve ainda paciência e perseverança na busca de resultados efetivos.
Com o resultado dos trabalhos, o mosaico é capaz de desenvolver uma maior confiança do indivíduo em si mesmo bem como maior domínio sobre suas emoções.
Ao mesmo tempo em que o adolescente pode apresentar uma revolta com figuras de autoridade e hostilidade contra exigências mais rígidas, é um momento em que procura por modelos, orientação e conselhos fora do âmbito familiar, por isso educadores podem encontrar um campo propício para uma ação de formação mais profunda neste momento.
Um ambiente de aceitação incondicional juntamente com uma atividade terapêutica com ampliação da consciência, pode ser um grande facilitador na compreensão de seus sentimentos e pensamentos, capaz de atuar preventivamente, evitando assim a possibilidade de deixar-se levar pela apatia, desleixo e sentimentos depressivos em alguns momentos também presentes nesta fase.

1 comentários:

Postar um comentário

 
Sol Mosaicos © 2011 | Personalizado por Cantinho do Blog,Layouts e TemplatesPersonalizado aqui