Mosaico Por quê?

Como Psicóloga quando conheci o mosaico percebi o quanto ele se assemelha a vida.

Cada mosaico é único, individual, não existem dois mosaicos iguais. Seu processo é  moroso. Nada acontece rapidamente, cada tessela (peça quebrada) é única,  cortada uma a uma. Por isso é dito que mosaicos são pinturas para a eternidade, porque ficam e sua beleza remete ao divino.

 A história da humanidade , do cristianismo é contada através dos mosaicos. Depois de iniciar a peça,  nossa história  também  vai sendo contada.  Percebemos como estávamos em cada momento, fazemos leituras, quebramos e reconstruímos, fazemos isso com o azulejo, com pastilhas, e as vezes com nossas mudanças de percurso.

Mosaico envolve escolhas, de materiais, de cores, de um projeto... na vida a todo o momento precisamos fazer escolhas. Para alguém em processo de perdas, o mosaico pode ser um projeto, um pequeno projeto, e depois outro e outro.

É preciso uma organização mínima para fazer um mosaico, de espaço, de materiais, e esta organização mínima, vai auxiliando o indivíduo a se organizar também minimamente.  A Peça vai tomando forma e esta organização externa auxilia em uma organização interna.

Quando o indivíduo está feliz com sua obra, ele começa a colagem das peças como que dizendo, sim, é isso! Isto faz sentido para mim! então eu colo, grudo, rejunto, reafirmo minha nova obra, um pouco do meu novo eu.

Por ser um processo moroso, o indivíduo vai tendo dificuldades e podendo dar-se conta que sua forma de agir na construção do mosaico, na grande maioria de vezes pode ser sua forma de lidar com as dificuldades do dia a dia, sua teimosia, sua persistência, seu cansaço, ou seu otimismo, sua alegria... A possibilidade de ver que se uma peça não encaixa, tem outra, e outra... São infinitas as possibilidades e  sempre que utilizo minha criatividade estou abrindo caminhos que nem sequer imaginava existir.

Bem, se isso tudo for em grupo então, se soma ao compartilhar, ao conviver e torna-se uma grande potência. Pode mudar uma praça, um bairro,  uma cidade e muitos corações pois além de belo envolve o indivíduo em sentimentos construtivos, retirando ele da dor.
 
A auto estima também é trabalhada com a finalização das peças. Muitas vezes percebi pessoas com muitos recursos internos silenciarem com a beleza de sua pequena obra. Misto de reserva e orgulho. Compartilhar deste olhar, deste sentimento muitas vezes esquecido que ressurge, definitivamente não tem preço e é compartilhado em silêncio mesmo.
 
Por esse amor que sinto pelo mosaico e pelo processo que ele propicia, vejo mosaico como cura para muitas feridas e fonte de muito prazer.
 
Vejo o trabalho com mosaico nas escolas, com adolescentes, com equipes de professores, como forma de integração em diferentes contextos, em grupos de iguais, em processos de reabilitação, em pessoas que vivenciaram perdas, em indivíduos que querem brincar, rir juntos, despressurizar, em tudo que envolve desconstruções e reconstruções, criatividade.
 
Por tudo isso que a frase que define o trabalho, para mim é ...
 
¨De pedra em Pedra, criamos caminhos!¨
 
Venha conhecer!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

3 comentários:

  1. Buxa Lully disse...:

    oi, adorei o blog...

  1. Solange, muito apropriada esta sua reflexão.

  1. Oi, Adorei o texto, sabias palavras. bj

Postar um comentário

 
Sol Mosaicos © 2011 | Personalizado por Cantinho do Blog,Layouts e TemplatesPersonalizado aqui